O Youtube é a segunda rede social mais acessada do Brasil. Cerca de 26% dos internautas brasileiros acessam o Youtube. Com esse potencial, a plataforma se torna um dos principais canais de Marketing de Relacionamento através da produção de conteúdo para a internet. Mas, como melhorar seu canal no Youtube?

Como melhorar seu canal no Youtube?

Criar um canal é só o primeiro e mais simples passo para estar no Youtube. Você precisa ter uma forma de dar vazão a esse conteúdo, como o auxílio de um site com um bom tráfego ou outras redes sociais de bom alcance. E, obviamente, você precisa ter a possibilidade de produzir conteúdo relevante e com frequência, respeitando um cronograma para acostumar os espectadores a receber vídeos em dias determinados. Vamos as nossas 10 dicas de como melhorar o seu canal!



1- Não enrole no conteúdo do seu vídeo

O tempo que as pessoas ficam assistindo o seu vídeo é um importante critério de classificação no Youtube. É um fato simples: se as pessoas não ficam muito tempo assistindo o seu vídeo, ele será rebaixado nas buscas. Lembre-se de que tudo é sobre a porcentagem do vídeo que é assistido, não apenas o total de minutos. O que quero dizer é que você precisa ir direto ao ponto e esclarecer a dúvida do espectador nos primeiros minutos, utilizando a sua personalidade e inteligência para despertar a curiosidade das pessoas de novo, e desviando a conversa para um tópico diferente, mas relacionado.

Ao levar mais pessoas a assistir o seu vídeo, o Youtube saberá que você está fornecendo um bom conteúdo para os telespectadores e, assim, irá recompensá-lo sugerindo o vídeo para mais pessoas e o classificando em posições superiores na pesquisa.

2- Inclua cards

Os cards são uma inovação do Youtube. Eles chegaram para otimizarem as anotações. Com os cards, o vídeo pode redirecionar o usuário para quatro opções: site, captação de recursos, mercadoria e vídeo/playlist.

3- Links no final dos vídeos

Se for utilizar anotações no começo dos vídeos, utilize-as para passar alguma mensagem, mas não para direcionar o usuário para outra página.

4- Grave com outros canais que tem o mesmo conteúdo do seu

Procure canais que tenham o conteúdo semalhante ao seu, gravem juntos e se divulguem, assim você fará com que mais pessoas conheçam o seu canal.

5- Mantenha seu conteúdo consistente

O Youtube ama autoridade e, se você envia vídeos regularmente sobre o mesmo tema, é muito provável que você seja classificado positivamente para os resultados de busca. Não digo que é ruim variar, mas quando se trata de temas é melhor escolher um nicho estreito e cumpri-lo. Desta forma, o Youtube o reconhecerá como uma fonte confiável nesta área e vai te favorecer no ranking. Se você fizer o seu conteúdo muito diversificado, é provável que seja ignorado pelo algoritmo.

6- Crie uma thumbnail incrível para os seus vídeos 

 A thumbnail é uma foto do vídeo que vai representá-lo no YouTube. Para atrair mais visualizações, a thumbnail tem que ser extremamente interessante. Tente colocar o mínimo de elementos possíveis. O que você coloca no título, não precisa estar na thumbnail, seja inteligente, e coloque palavras que chamem atenção, e não deixe a thumbnail poluída visualmente.



7- Crie playlists

A playlist é uma forma muito eficaz de melhorar seu canal no Youtube. Você cria relações e ligações entre seus vídeos e aumenta a chance de o internauta seguir assistindo aos vídeos, se os assuntos se mantiverem interessantes.
Crie playlists temáticas, com vídeos de temas parecidos (parecidos, não repetitivos). A reprodução é automática e leva poucos segundos entre um vídeo e outro. Se o conteúdo for bom, o usuário fica preso na playlist e acaba aumentando muito o número de minutos assistidos no seu canal.

 8- Incentive a inscrição no seu canal

Apesar de já termos dito para que se priorize o número de minutos assistidos, isso não quer dizer que os inscritos devam ser esquecidos. Estar inscrito em um canal no Youtube significa que o usuário se mostrou interessado o suficiente para sempre ser notificado quando houver novidades. É uma prova de que seu conteúdo é importante pra ele e ele não quer perder nada.

9- Adicione palavras-chave para o seu canal

 Várias dessas palavras-chave vão ser similares às utilizadas nos seus vídeos. Tudo bem. Use palavras que definam do melhor jeito possível o tipo de conteúdo que você está colocando no seu canal. 

10- Adicione sua logo como uma marca d’água 

 Esta é uma outra oportunidade incrível de branding. Sua logo irá aparecer no canto inferior direito do seu vídeo como um elemento clicável que leva os usuários de volta a sua página principal do canal. A imagem deve ser um PNG e GIF de no máximo 1MB e ter preferencialmente um plano de fundo transparente.