Um novo estudo publicado no periódico The Open Psychology Journal indica que postar selfies em excesso pode estar associado a um grau crescente de narcisismo, uma característica da personalidade que pode envolver o "exibicionismo grandioso" de si próprio. 

Pesquisadores da Universidade de Swansea e da Universidade de Milão estudaram as alterações de personalidade de 74 indivíduos com idade entre 18 e 34 anos, em um período de quatro meses. Durante esse tempo, os pesquisadores avaliaram o uso das redes sociais dos participantes, que incluiam o Facebook, Instagram, Twitter e Snapchat. Foi possível observar, então, que aqueles que usaram as mídias sociais excessivamente, por meio de postagens visuais, mostraram um aumento médio de 25% em tais traços narcísicos durante os meses do estudo. Além disso, muitos desses participantes tiveram um nível tão elevado de narcisismo, chegando ao Transtorno da Personalidade Narcisista.


O estudo também mostrou que aqueles que utilizaram principalmente redes sociais cuja as publicações são prioritariamente verbais, como o Twitter, não apresentaram os sintomas narcísicos.

Os participantes passavam cerca de três horas por dia nas redes, sem contar o uso para fins de trabalho. Alguns chegaram a relatar que usaram das mídias sociais por oito horas diárias quando não estavam em horário de trabalho. 

A pesquisa também apontou que os usuários passavam mais tempo no Facebook, cerca de 60% da amostra, seguido do Instagram, com 25% e o Twitter e o Snapchat ficaram com a parcela de 13% do tempo. Mais de dois terços dos participantes utilizaram as redes sociais principalmente para postar imagens. 


Phil Reed, professor do Departamento de Psicologia da Universidade de Swansea e um dos líderes do estudo, conta que a pesquisa mostra uma ligação entre o narcisismo e as postagens visuais, mas que até esse estudo, não havia provas de que os narcisistas utilizavam mais essa forma de mídia social ou se a culpa era das plataformas que acabavam incentivando esse tipo de comportamento."Os resultados deste estudo sugerem que ambos ocorrem, mas mostram que postar selfies pode aumentar o narcisismo." 

Para o professor Roberto Truzoli da Universidade de Milão que também participou do estudo, o uso das redes sociais pode enfatizar a percepção de indivíduos narcisistas de que eles são o foco principal de atenção. "A falta de censura social imediata e direta pode oferecer-lhes a oportunidade de infligir aspectos de sua personalidade narcisista, apresentar-se de maneira grandiosa e realizar fantasias de onipotência".